Os CBS, de Combined Braking System (freios combinados), são diferentes do mais conhecido ABS, sistema que impede o travamento das rodas em frenagens.
Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para a frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a força de atuação entre os dois eixos.
Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para a frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a força de atuação entre os dois eixos.
A ideia do CBS é corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois. Além disso, a maior parte do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. “Nós sabemos que o brasileiro freia errado. Existe o mito que o freio dianteiro pode fazer a moto capotar, o que não é verdade", explica Alfredo Guedes, engenheiro e supervisor de relações públicas da Honda.
Como base, o modelo segue utilizando o motor flex de 1 cilindro e 149,2 cc, capaz de gerar 14,3 cavalos de potência máxima. Antes da chegada do CBS, a CG Titan poderia ser classificada como "cara demais", assim como as suas concorrentes.
A moto deu mais um passo à frente das rivais ao apostar no CBS. O grande equilíbrio com a Yamaha Fazer 150, que em alguns pontos, como o visual, supera a CG, pode ser estremecido. A segurança, fator primordial para o uso da moto, está maior na Titan.
Um comentário:
ainda tem esse modelo na Honda ?
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