Nova versão da Fan traz motor de 150 cm3 e injeção eletrônica
Usuários têm mais uma opção resistente e prática para locomoção e trabalho no dia a dia das cidades
Desde a apresentação da primeira geração da Fan, em 2005, o modelo agradou o público brasileiro por ser básico e reunir todos os atributos essenciais a um veículo voltado para o cotidiano, atuando como porta de entrada para o mundo das duas rodas. Em cinco anos, foram nada menos que 1.285.824 unidades comercializadas em todo o país.
Mais força para o dia a dia
A CG 150 Fan ESi apresenta motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvulas no cabeçote e balancins roletados. Resistente, durável e confiável, já foi aprovado pelo consumidor brasileiro.
O aumento da capacidade cúbica de 124,7 cm3 para 149,2 cm3 resultou em um ganho significativo de desempenho. O torque máximo passou de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm para 1,32 kgf.m a 7.000 rpm, enquanto a potência máxima foi de 11,6 cv a 8.250 rpm para 14,2 cv a 8.500 rpm. Uma vez que esses valores máximos são atingidos em faixas de rotação mais elevadas, o motor da nova motocicleta ganhou em elasticidade – apresentando mais fôlego em alto giro e gerando maior torque e potência em baixas rotações.
O motor é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que gera respostas mais imediatas ao comando do acelerador, em qualquer situação de uso, e resulta em acelerações mais progressivas e lineares. A tecnologia, aliada ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalados no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que ela atenda à terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), em níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela legislação, conforme tabela abaixo:
Limite de emissões estabelecido pelo PROMOT 3 | CG 150 Fan ESi | Diferença | |
CO (monóxido de carbono) | 2,0 g/km | 0,719 g/km | - 64% |
HC (hidrocarbonetos) | 0,8 g/km | 0,161 g/km | - 79% |
NOx (óxido de nitrogênio) | 0,15 g/km | 0,051 g/km | - 66% |
Beleza essencial
O design da CG 150 Fan ESi, de linhas retas e marcantes, transmite robustez e beleza essencial. Com maior porte, o tanque de combustível associa esportividade e formato anatômico, permitindo o encaixe confortável das pernas do piloto. Sua capacidade foi ampliada de 15,1 para 16,1 litros, proporcionando mais autonomia.
Na dianteira, o conjunto óptico apresenta farol redondo com refletor multifocal e lâmpada de 35/35W, além de piscas com visual moderno. Na traseira, o modelo ganhou rabeta mais esportiva na mesma cor do tanque, com lanterna e piscas integrados.
O escapamento preto conta com protetor cromado na maior parte de sua extensão, diminuindo a possibilidade de contato com altas temperaturas e proporcionando mais segurança aos usuários.
O painel de instrumentos diferenciado apresenta velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, luzes indicadoras de neutro, direção e farol alto, além da lâmpada de diagnóstico da injeção eletrônica localizada no lado esquerdo.
Resistência e dirigibilidade
O chassi do tipo diamond estampado oferece grande resistência a torções, boa ciclística e dirigibilidade, além de agilidade e estabilidade em manobras urbanas. O assento, em dois níveis, acomoda melhor tanto piloto quanto garupa devido ao seu tamanho e formato ergonômico.
Com peso seco de 115,2 kg, a CG 150 Fan ESi tem relação entre comprimento, largura e altura de 1.992 X 730 X 1.098 mm. Sua distância mínima do solo é de 185 mm e o entre-eixos tem 1.315 mm.
O conjunto de suspensões, com curso de 130 mm na dianteira e 101 mm na traseira, garante estabilidade e progressividade. Os pneus, do tipo 80/100 – 18 M/C 47P na dianteira e 90/90 18 M/C 57P na traseira, aliados aos amortecedores traseiros, permitem ajustes de acordo com o peso transportado, proporcionando maior equilíbrio. Os freios a tambor com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira asseguram eficiência e progressividade.
Disponível nas cores vermelha, preta e cinza metálica, a CG 150 Fan ESi chega às concessionárias no início de outubro, com expectativa de vendas de 13.000 unidades/mês. Seu preço público sugerido será de R$ 6.190,00, com base no Estado de São Paulo, sem custos de frete e de seguro e redução provisória do Cofins. O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
CG 150 Fan ESi
Especificações Técnicas
Categoria | Utility |
Motor | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
Cilindrada | 149,2 cc |
Potência Máxima | 10,4 kW (14,2 cv) a 8.500 rpm |
Torque Máximo | 12,9 N.m (1,32 kgf.m) a 7.000 rpm |
Diâmetro x Curso | 57,3 X 57,84 mm |
Sistema de Alimentação | Injeção Eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) |
Relação de Compressão | 9,5 : 1 |
Ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5Ah (versões ES e ESD) |
Farol | 35/35W |
Sistema de Partida | Elétrica |
Tanque de Combustível | 16,1 litros (4,2 litros de reserva) |
Óleo do Motor | 1,2 litro |
Transmissão | 5 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Sistema de Lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico com 130 mm de curso |
Suspensão Traseira | Duplo amortecido com 101 mm de curso |
Freio Dianteiro | A tambor com 130 mm de diâmetro |
Freio Traseiro | A tambor com 130 mm de diâmetro |
Pneu Dianteiro | 80/100-18M/C 47P |
Pneu Traseiro | 90/90-18M/C 57P |
Chassi | Diamond frame |
Altura do Assento | 792 mm |
Distância Mínima do Solo | 185 mm |
Dimensões (C x L x A) | 1.992 X 730 X 1.098 mm |
Distância entre Eixos | 1.315 mm |
Peso Seco | 115,2 kg |
Cores | Vermelha, preta e cinza metálica |
Preço sugerido | R$ 6.190,00 |
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