quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BOMBA: Yamaha XT660Z Ténéré no Brasil ainda este ano!

Antes tarde do que nunca! Parace que a Yamaha do Brasil finalmente vai vender a XT660Z Ténéré, a big-trail monocilíndrica que tem o mesmo motor da XT660R e que já é aguardada por aqui desde seu lançamento em 2008.



Não é a primeira vez que a Ténéré 660 aparece por aqui. Naquela época, ela estava em testes, mas por algum motivo obscuro ela não começou a ser vendida. (Não caio naquela desculpa da emissão de poluentes – o motor dela é o mesmo da XT660R.)
Mas parece que agora é verdade. Segundo o Best Riders, a Yamaha fez um evento para apresentar a Moto aos jornalistas (como se fosse necessário), e disse que vai começar a vender ainda este ano, depois de apresenta-la ao público no Salão Duas Rodas, que acontece daqui a 2 semanas.
XT660Z Ténéré vai chegar já com um grande desafio: Superar as concorrentes no segmento que mais cresceu nos últimos 2 anos no Brasil. Ela disputará mercado diretamente com a BMW G650GS, com a própria irmã XT660R, e indiretamente com a Versys 650, Transalp 700, V-Strom 650 e até, quem sabe, com a BMW F800GS… Motos um pouco mais caras, mas que entregam mais e podem ser boas alternativas.

A seu favor, a Ténéré 660 tem o conjunto claramente mais voltado ao off-road da categoria, com rodas raiadas de aro 21 na dianteira e 17 na traseira, suspensões de curso extremamente longo, e peso em ordem de marcha de apenas 206 kg.
A moto também conta com o motor monocilíndrico de 660 cc – o mesmo da XT660R e da MT-03 – que é robusto e confiável – e que gera até 46 cv de potência e até 5,9 kgf.m de torque. Números baixos, mas que se traduzem em economia e força em baixos regimes de RPM.


O tanque de 23 litros de capacidade garante uma longa autonomia a moto, que pode fazer até 25 km por litro de gasolina, graças ao mapa da Injeção Eletrônica, que prioriza a economia.
Além disso, fazem parte do conjunto: Duplo disco de freios na dianteira e disco simples na traseira, com ABS opcional, balança de alumínio farol com defletor duplo, protetor de cárter e parabrisa.
O preço sugerido será de R$ 29.800,00 na versão sem ABS, e R$ 32.800,00 com ABS, valor que não inclui frete nem seguro.

Ficha técnica

Motor
Tipo4 tempos, 1 cilindro, 4 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter seco.
Cilindrada660cc
Diâmetro x Curso100,0 x 84,0 mm
Taxa de compressão10,0:1
Potência máxima47 cv @ 6000 RPM
Torque máximo6,9 kgf.m @ 5.920 RPM
Marcha Lenta1.500 RPM +/- 100
Capacidade de óleo2,9 litros
Combustível
AlimentaçãoInjeção Eletrônica com corpo de 44mm
Tanque de combustível23 litros
Eletrônica
IgniçãoECU/CDI
PartidaElétrica
Bateria12V 8AH
Farois12V 55/60W H4
Transmissão
EmbreagemMulti-discos banhada a óleo com acionamento mecânico.
CâmbioManual de 5 marchas
Transmissão finalPor corrente #525 com o-ring
Quadro
TipoDiamond tubular em aço
Dimensões
Comprimento2.246 mm
Largura865 mm
Altura1,477 mm
Distância mínima do solo245 mm
Distância entre eixos1.505 mm
Caster28º
Altura do assento895 mm
Peso em ordem de marcha206 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico hidráulico invertido de 43 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga da mola de retorno, curso de 210 mm.
TraseiraBraço oscilante monoamortecido com ajuste de pré-carga da mola, curso de 200 mm.
Roda dianteiraRaiada, de 21 polegadas
Roda traseiraRaiada, de 17 polegadas
Pneu dianteiro90/90-M21
Pneu traseiro130/80-M17
Freio dianteiroDisco duplo ventilado e flutuante, de 298 mm, mordido por pinças de 2 pistões cada.
Freio traseiroDisco simples de 245 mm mordido por pinça de 1 pistão.
Preço sugerido (2012)R$ 29.800,00 (STD) e R$ 32.800,00 (ABS)




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