segunda-feira, 10 de outubro de 2011

RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL

PROBLEMA:

Ha alguns meses o meu marcador de combustivel está funcionando apenas de cheio ate a metade do tanque. Quando o tanque baixa de meio o marcador vai para a posicao de vazio. Em outras palavras, se o tanque estiver com ate quase oito litros o marcador indica tanque vazio, acima de oito litros marca sem problema.

Inicialmente achei que pudesse ser alguma coisa emperrando a boia. Porem, apos o comentario e a dica de um companheiro do FOL onde ele dizia que teve problema semelhante, resolvi desmontar o circuito da boia para verificar o desgaste das partes moveis. O procedimento esta descrito e ilustrado pelas fotos a seguir:

1. O primeiro passo eh a remocao da carenagem do tanque. Eu preferi remover o conjunto completo, mas caso voce tenha preferencia pode remover as abas laterais separadas da grade frontal.




2. Feche a torneira de combustivel e remova a mangueira que vai do tanque ao carburador na ponta do carburador.




3. Remova por completo o combustivel do tanque. Utilize preferencialmente garrafas com tampa para evitar derrubar acidentalmente e derramar




4. Depois de esvaziar o tanque desacople o conector da boia.



5. Em seguida remova o parafuso que fixa o tanque ao quadro. Para esse parafuso utilize uma chave L tamanho 12.




6. Aqui vemos o conjunto da boia ainda no tanque, que fica na parte de baixo do mesmo. Nessa altura o tanque deve ser apoiado em algum material macio a fim de evitar arranhoes. Aqui foi usada uma toalha velha que uso para secar a moto quando a lavo.



. Para remocao da boia utilize uma chave L 10.




8. Aqui vemos o conjunto da boia ja removido do tanque.




9. Para exposicao do circuito eh preciso soltar o pontos indicados pelas setas.




10. Para isso voce pode usar uma chave de fenda pequena.




11. Aqui vemos o circuito da boia, que consiste em um contato movel que desliza sobre uma resistencia em espiral. O desgaste dessas partes eh que causa o problema de leitura do indicador de combustivel.




12. Aqui pode-se ver o desgaste ocorrido na parte movel, o que ocasionava mal contato quando a boia estava em um nivel abaixo de meio tanque.



13. A solucao que dei para esse problema do desgaste consiste em dois passos simples. O primeiro, demonstrado na foto abaixo, foi entortar um pouco o a parte movel com um alicate de bico para força-lo a exercer novamente pressao sobre a parte fixa.




14. O segundo passo foi encontrar uma forma de corrigir outro desgaste que ocasionou um exceso de folga no ponto indicado na foto abaixo.




15. Para solucionar esse problema usei um pequeno pedaco de plastico, recortado de uma garrafa de refrigerante. A seta indica o corte feito no plastico para possibilitar a sua colocacao.




16. Aqui vemos a peça plastica ja posicionada.




17. E aqui vemos como ficou o circuito apos os procedimentos descritos acima. Observe que a folga entre a parte movel e a fixa foi eliminada (ponto indicado pela seta).




18. Para finalizar feche  a peça com a parte que foi removida no inicio e reinstale de volta no tanque.




Ao realizar esses procedimentos tenha cuidado para nao danificar nenhuma das partes do conjunto. Apos corrigido o problema voce ganha mais algum tempo ate que precise comprar uma peca nova.

Um grande abraco a todos e espero que o tutorial seja util.


Nenhum comentário: